20 de fevereiro de 2010

Achatina fulica


Estados com infestação do Caramujo Africano no Brasil

O Achatina fulica foi introduzido no Brasil ilegalmente na década de 80, com o intuito de oferecer um susbtituto mais interessante economicamente e de maior peso que o escargot verdadeiro (Helix aspersa),para ser comercializado como escargot.
Comercializar Achatina como escargot foi na realidade uma fraude pois ele não é comestível.
Atualmente este molusco é encontrado em 14 estados brasileiros,vivendo livremente, está se tornando séria praga, em especial nas regiões litorâneas .
Estes caramujos não encontraram predadores naturais à sua altura e se multiplicaram rapidamente, invadindo diversos tipos de ecossistemas brasileiros.

Como são hermafroditas (possuem os dois sexos em um mesmo animal) e realizam a autofecundação, basta apenas um indivíduo para que a praga se alastre, afinal são cerca de 200 ovos /mes ao por caramujo.

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM CARAMUJO GIGANTE AFRICANO?

Recolha os caramujos manualmente, sempre usando luvas descartáveis ou sacos plásticos. Para matá-los o ideal é queimá-los dentro de latas ou tonéis. Depois quebrar as conchas e enterrá-las.Com o uso de sal, cal e produtos inseticidas pode-se favorecer a contaminação do meio ambiente.